Tuesday, July 14, 2009

Cap. I - Sport Luanda e Benfica




Será esta a primeira de muitas crónicas d’Além Mar onde as notícias chegam à Metrópole através deste Vosso correspondente em terras da Rainha Ginga. Uma visão da vida do futebol e do esférico com toda a alegria com que só os irmãos africanos conseguem oferecer aos estrangeiros, recebidos nesta Terra como familiares... Mais ainda, a vida, a história, as alegrias e as vitórias morais que os incontáveis Benfica de ________ (preencher com localidade desejada) nos dão.

Por cá gira a bola! Os putos com os seus kambas aqui e ali juntam-se e vestem-se a rigor nos campos pelados e balizas de postes de madeira improvisados, mas prontos para explodir de alegria ao marcar o golo quer seja em Luanda, Waku-Kungo, Cagandala, Makela do Zombo, Capenda-Camulemba, Cabundi-Catembo, Tchicala-Tcholohanga ou mesmo em Lunduimbali...

O futebol, desporto de massas (e, em Angola, de quem não tem muitas massas), sofre a concorrência do basquetebol, desporto este que consiste em dominar uma bola saltitona atirando-a a um aro na qual deve entrar. Um desporto primitivo, portanto, quando comparado com o futebol onde se usa os pés para inserir o esférico num arco rectangular...

Pode-se deduzir que a importância sócio-económica do futebol nos musseques é enorme. Assim pensa este Vosso escriba, concluindo uma longa investigação (recorrendo aos inquéritos não furtados) nos musseques do Rangel e do Roque Santeiro, onde, qual Luíz Vaz de Camões, escapei com os manuscritos com as respostas aos referidos inquéritos.

Ora bem, o Girabola (N do R.: uma espécie de Superliga mas sem a corrupção nortenha) contam com 14 clubes: Académica Lobito, ASA, Benfica de Luanda, Desportivo Huíla, Inter Luanda (campeão na época passada), Kabuscorp, GR Libolo, Onze Bravos, Petro Luanda (o FCPorto de cá), Kwanda Soyo, Primeiro de Agosto, Primeiro de Maio, Caála e Santos.

Torna-se evidente aos olhos do leitor que apenas um interessa: o Sport Luanda e Benfica! Este grandioso clube nasceu em 1922 (mil nove e vinte e dois) e conta no seu palmarés uma Super Taça Angolana no ano de 2007. Infelizmente nunca logrou vencer o Campeonato Angolano sujeito, como é óbvio a pressões e influências que eliminam os mais nobres e honrosos clubes como este clube irmão do Sport Lisboa e Benfica.

Conta com valentes e garbosos heróis como Fukieto, Canhanga, Bunzeye, Mputu Mbungu, Ezequiel, Bokanga, Muana Kizamba, Nlandu Dede Dikulu ou Cornelio, só para citar alguns. Estes bravos, talvez impelidos pela dinâmica marcadora de Blachard em 2000 que foi o melhor marcador do Girabola com 19 tentos marcados, dão a cara à luta num sistema que, como é sabido, puxa sempre para o 2ª maior clube do mundo, o “Anti-Benfica em qualquer ex-colónia portuguesa”.

Envergando as cores rubras e alvas, joga no Estádio da Cidadela (N do R.: Estádio municipal, que estes gajos são pretos mas não são estúpidos como nós) com capacidade para 60.000 almas e são orientados pelo querído treinador Agostinho Tramagal. O nosso presidente (o orelhas cá so sítio), Generoso de Almeida, tem tido comportamento exemplar (N do R.: por aqui só se enriquece com recauchutagem de pneus. A venda de pneus novos não dá Kwanzas a ninguém) já que com o seu trabalho de orientação financeiro-clubístico viu o SLB (o de Luanda) a classificar-se em 9º lugar na época 2006-07 e em 6ª lugar na época 2007-08. No Girabola presente o Sport Luanda e Benfica está em 5º lugar a 2 pontos do Recreativo de Libolo.

Apesar de altas individualidades nacionais simpatizarem com os clubes das águias, estes são prejudicados por seres que, habitando o sub-mundo do crime mexem com interesses perigosos e instalados.



Estranhamente a alcunha destes homens não poderia ser mais desonrosa: são chamados os “Leões de Luanda”...

1 comment:

GUARDIOLA said...

Crónica muito bem conseguida, parabéns !!

O prof. BECKENBOO, dá-nos uma 'visão' do futebol angolano tuga, com as suas realidades indiossicráticas, ao mesmo nivel com que faz as leituras técnico-tacticas nos búzios !!

De facto, o Benfica ( Mãe e filiais) só não é Campeão em qualquer lugar no Mundo, por pura Macumba dos anti-benfica, essa corja versada em versiculos santânicos de corrupta moral e crápula prática !!

As consultas do Dr Beckenboo podem ser caras, mas valem pela sensatez e sabedoria das suas palavras e vem com factura, deduzivel no IRS!

O tratado de acordo entre SAB e Angola,pela a partilha de recursos já dá os seus frutos !!

Os petrodólares trocados por know how beckenbauriano, já beneficiam as duas instituiçoes.
Enquanto que em Portugal, o cachet está destinado ao futuro centro de estágios do SAB, na antiga colónia lusa, o Kaiser, vai lentamente fazendo o trajecto inverso ao de Miguel Jackson !

O Branco que se deixa torrar,pelo o sol angolano e que trabalha as gentes e as terras, de modo a lapidar os 'diamantes' em bruto do girabola,
em contraste com o Preto, que branqueia a pele
de modo a condizer com o novo mercedes, tlm, a luciana abreu,a coca ,e a luva maculada ( pelos as comissoes dos agentes futebol) encrustrada de brilhantes da deBoer em xxx, paga com o talento futebolistico exibido nos maiores palcos mundiais, LUZ, BERNABEU, NAU CAMP, S SIRO, OLIMPICO ROMA, ANFIELD, OLD TRAFFORD, LA BOMBONERA, MONUMENTAL,.. e finalmente
na ALLIANZ ARENA, onde impera o futebol como arte plÁstica dissimulada em movimentos de figura geométrica
em prazereirenta simetria BECKENBAURIANA !!


dass BECKENboo Mádjé...