ZICO os genes portugueses no samba-futebol. Foi um dos mágicos com mais pontaria à baliza. os seus livres frente à zaga eram temidos e hoje ainda é considerado o melhor brasileiro a bater livres, (em jeito).
Monday, April 20, 2009
MAGIA 10 : MICHAEL LAUDRUP
MICHAEL LAUDRUP, quando a simplicidade e a eficácia são tesouros aos olhos.
um mestre a isolar avançados para o golo, mais que as fintas bonitas os passes com cheiro a golo.
um mestre a isolar avançados para o golo, mais que as fintas bonitas os passes com cheiro a golo.
MAGIA 10 : DENNIS BERGKAMP
DENNIS BERGKAMP Um dos meus jogadores favoritos, o holandês voador era rápido, preciso, elegante e muita classe, muita classe a finalizar.
Monday, April 13, 2009
PITON & CARALHADA : VIDEOS HUMOR 3
AO MINUTO 1:58 aquilo é o MARADONA OU O DIMAGIA ???
as vossas conclusões por favor, na caixa de comentários...
PITON & CARALHADA : VIDEOS HUMOR 2
GUARDIOLA, JOGADOR DE ELEG'F'ANTE CLASSE FORMADO NAS ESCOLINHAS DE FUTEBOL???? JAIME PACHECO
ENDORSES AND SUPORT THIS MESSAGE :
ENDORSES AND SUPORT THIS MESSAGE :
Tuesday, April 7, 2009

Estrutura, uma palavra. Mecânica, outra palavra. Xadrez, a conjunção das duas.
O futebol como matriz dinâmica resultante do embate de duas forças, as duas equipas em campo (quando não perturbadas pela terceira força, a arbitragem), requer estudo, análise, planeamento e passagem destes inputs para as quatro linhas, isto é, após a percepção da realidade futebolística responde-se com uma prática desportiva mais afinada, precisa, sólida e eficaz.
Esta curva de percepção e correcção das deficiências corresponde, no final de contas, a um método de erro e correcção do mesmo. Nada contra: Se “funciona” no ensino português há anos e este gerou tantas sumidades, então serve para o futebol.
Mas será que serve para o SAB? Será que o SAB (a sua personalidade e o esférico, o dinamismo dos seus jogadores, a táctica que os orienta, as camisolas que envergam) tem conseguido evoluir com este método?
Simplificando: será que estes factos empíricos filtrados pelo racionalismo individual sustentam, per si, a epistimologia do futebol praticado ou, por outro lado, apenas observamos processos dogmáticos intucionais de processamento da percepção da realidade? Ah... o eterno problema sofista...
Nesta análise dicotómica do futebol sabuquiano, temos de estudar e explanar o objecto do ponto de vista dos sofistas (não quero de forma alguma pensar que o caro Leitor desconhece a filosofia pré-socrática...). A distinção entre forma e essência é crucial na análise de forma a pensar se, enquanto equipa, somos ou não a medida de todas as coisas.
Qualquer atitude ou motivação contrária, deverá ser tomada como uma posição que envolve ou nega a realidade objectiva destas entidades e insiste que devemos ser agnósticos sobre a sua existência real, em suma, a catástrofe!
Este pensamento simples e quase superficial, será a base de um trabalho de aturada investigação e análise do colectivo Sabuquiano ao longo das jornadas incluindo-se alguns parâmetros base nesta investigação, tais como:
-Eficácia geral
-Eficácia do remate
-Kms percorridos
-Triangulações, passes, assistências, e desdobramento defesa-ataque
-Indícies biométricos
-Entruzamento psicológico colectivo
-Reposição de sais e perdas hídricas na Ansa de Henle.
-Preparação física pré e pós-jogo
Neste primeiro capítulo, dissecamos, então, a “eficácia geral” com uma visão histórica. Ainda que a leitura marxista nos ponha em sobressalto com a manipulação dos dados por parte da classe dominante ao longo dos séculos, tomemos com relativa confiança os dados auferidos pela equipa técnica do SAB ao longo das 3 épocas que joga:
A leitura é, forçosamente pelo espaço disponível, rápida. Com uma curva de eficácia crescente na primeira época e avassaladora até à época passada, garantindo scores desnivelados e absurdos, o SAB entrou numa fase de grande instabilidade nos resultados colhidos esta época.
O que retirar daqui? Que análise fazer? Quais os factores de instabilidade? Os jogadores? As equipas adversárias? Alteração de táctica?
Para a semana traremos algumas respostas, entretanto, espera-se feedback dos leitores com sugestões.
Subscribe to:
Posts (Atom)